Medo de dentista

Quem tem medo do lobo mau?

Apesar todos nós termos que ir ao consultório, o medo dentista e de sofrer durante a consulta têm se tornado uma das principais causas de crise de ansiedade na população  Podemos dizer que neste tipo de situação o medo está relacionado com a dor, ou seja, o paciente ao realizar uma consulta odontológica já associa o tratamento à dor e antes mesmo de iniciar o procedimento acaba sofrendo com uma crise de ansiedade. 

O que é ansiedade, afinal?

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país da América Latina que mais apresenta casos de depressão e ansiedade. Sendo que 5,8% da população mundial  sofre com ansiedade. A crise de ansiedade nada mais é do que a criação de expectativas para eventos futuros. Ou melhor, a ‘pré-ocupação’ diante de novas situações. Podemos dizer que ela é vivenciada de forma exagerada, gerando os sintomas de medo desproporcional. Então o paciente experimenta uma sensação de pressão e falta de ar, entre outros sintomas. Geralmente as pessoas que desencadeiam uma crise de ansiedade sofrem por antecipação por determinada coisa, já imaginando cenários ruins, e por isso a preocupação com o futuro.  Este medo de dentista muitas vezes é desenvolvido ainda na infância. Isto porque a criança, quando sente medo, fica agitada e dificulta mais ainda a conclusão do trabalho pelo profissional. Por conta disto, muitos dentistas recorrem a métodos antiquados, como a contenção. O que pode desenvolver um trauma nessa criança. E estes traumas se perpetuam por toda a vida adulta. A dor associada à ansiedade desperta o desejo de fuga da situação. O que pode se manifestar na relutância à visita ao consultório odontológico. A simples lembrança do barulhinho do motor do equipamento odontológico é capaz de gerar calafrios nas pessoas que sofrem de ansiedade. 

Qual a alternativa para quem tem medo de dentista?

Para esses casos de ansiedade nos tratamentos odontológicos, em que há medo de dentista,  é indicado o uso de alternativas anestésicas, como a sedação ou anestesia geral, visando oferecer tranquilidade, ausência de dor e principalmente segurança ao paciente nestes procedimentos.  Com a modernização das técnicas anestésicas, o paciente pode desfrutar de um atendimento odontológico sem dor e sem sofrimentos. A anestesia deve ser aplicada por um médico anestesiologista, responsável por analisar, executar e acompanhar todas as técnicas e táticas durante o procedimento. Isto sempre realizado em um ambiente adequado e preparado para atender o paciente.   Mas antes de qualquer coisa, é recomendado que o paciente realize uma consulta pré-anestésica. Assim será possível checar o seu estado de saúde, permitindo a escolha da melhor técnica para o seu caso.  É na avaliação pré-anestésica que serão esclarecidas as principais dúvidas e poderemos orientar o paciente sobre o preparo para a anestesia. Tudo isto visando conhecer os possíveis riscos e eliminá-los do dia do procedimento.  Não sofra mais com as crises de ansiedade durante os tratamentos odontológicos, faça uso da anestesia! Agende uma consulta com o Dr. Ivan Vargas e tire todas as suas dúvidas. 

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *