Quais são os tipos de anestesia que existem atualmente?

Você sabia que existem diferentes tipos de anestesia ? E que graças à ela,  pacientes são submetidos a procedimentos invasivos diariamente e sem sentir dor.   Afinal, ela é responsável por bloquear temporariamente a capacidade do nosso cérebro reconhecer a dor.  Embora imaginemos que a dor é algo ruim, ela é essencial para o funcionamento da defesa do nosso organismoAfinal, ela é responsável por nos alertar dos perigos a que somos expostos e também para nos levar a proteger uma parte do corpo machucada. Mas ao realizar um procedimento invasivo, necessitamos isolar esse mecanismo de defesa natural do organismo. Só assim o profissional da área da saúde poderá desempenhar bem sua função, sem com isto, gerar sofrimento ao paciente  Mas para que esse bloqueio seja proporcional a intervenção que será feita, usamos tipos de anestesia diferentes. E ao indicar uma técnica anestésica, devemos levar em consideração as condições clínicas do paciente e o tipo de procedimento a ser realizado. Entre as muitas técnicas disponíveis, vamos falar a seguir sobre as mais conhecidas 

Anestesia geral  

É a técnica anestésica mais segura, porém que exige maior estrutura e preparo. Não apenas do profissional, que deve ser médico e especialista, o médico anestesiologista, como também do ambiente em que deve ser realizado. Devendo ser realizado sempre em ambiente hospitalar.  A sua indicação pode se dar pela necessidade de realização de cirurgias mais complexas, ou ainda por condições clínicas do paciente, independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada.   Então, para que o  procedimento  possa ser realizado e o paciente não sinta nenhuma dor, a anestesia geral age diretamente no cérebro, bloqueando todas as sensações e fazendo dormirEmbora o paciente esteja neste estado, a anestesia geral é um procedimento seguro, sendo supervisionado pelo médico anestesiologista.   Uma parte das pessoas ainda tem medo da anestesia geral, mas isso não precisa acontecer.  Isto porque, quando realizada em ambiente adequado e com uma equipe preparada, a anestesia geral é um procedimento extremamente seguro.

Anestesia regional 

Já a anestesia regional é responsável por impedir que pacientes sintam dor em uma determinada região do corpo ao serem submetidos a uma cirurgia. Como uma perna, por exemplo.  Os 2 tipos de anestesia regional mais conhecidos são: Raquidiana e peridural.   Na anestesia raquidiana, uma agulha de pequeno calibre é introduzida nas costas para alcançar o espaço subaracnóide É nesse local que fica o líquido espinhal, onde é injetada a anestesia, produzindo, assim, a dormência temporária e relaxamento muscular.  Esse efeito é responsável por bloquear os estímulos dos nervos pela coluna até o cérebro.   Agora, a anestesia peridural é injetada no espaço peridural, que fica ao redor do canal espinhal.  O medicamento é injetado por um cateter e passa a ser administrado durante todo o procedimento cirúrgico. E, em alguns casos, até mesmo após a cirurgia.  

Anestesia local  

A anestesia local é utilizada para bloquear a dor em pequenas partes do corpo. e quando limitado a baixas doses pode ser administrado por médicos não especialistas e também por cirurgiões dentistas. Ela é usada em todas as especialidades com o objetivo de isolar os estímulos dos nervos presente na pele do paciente durante o procedimento.  Tanto a aplicação quanto a administração da anestesia local é simples e os riscos de complicações são muito pequenos.  

Profissional consciente sobre anestesia  

Aprender mais sobre os tipos de anestesia existentes é essencial para que você desempenhe bem sua função como profissional. É importante entender também, não apenas sobre os tipos de anestesia. Mas quando indicamos uma técnica ou outra. E ainda mais, quais as limitações de cada técnica. E se você gostou de entender sobre os tipos de anestesia e quer continuar entendendo mais sobre outros assuntos relacionados a esse tema, nãdeixe de conhecer a atuação do Dr. Ivan Vargas Ele é médico anestesiologista com muitos anos de experiência e é referência na área.  

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *