O que (realmente) acontece com o nosso corpo quando estamos sob o efeito da anestesia?

Fazer uma cirurgia e estar sob o efeito de anestesia ainda apavora muitas pessoas.   Embora a ciência já tenha desenvolvido pesquisas ao longo de 165 anos, que proporcionaram segurança à aplicação do medicamento para intervenções cirúrgicas no organismo humano, os pacientes ainda temem os efeitos da anestesia  Mas ao invés de ter medo da anestesia, é melhor entender como nosso organismo se comporta quando estamos sob o seu efeito.   De acordo com os cientistas Emily Brown, Ralph Lydic e Nicholas Schiff, que recentemente publicaram um artigo na revista The New England Journal of Medicine, quando nosso organismo está anestesiado, é como se ele estivesse em coma.   Mas com a diferença desse coma ser plenamente revertido ao final do efeito da anestesia Este efeito é imprescindível dependendo da intervenção que será feita no paciente, porque proporciona conforto e bem-estar a ele.   Essas sensações também são estendidas ao médico cirurgião, que permanece tranquilo para realizar seu trabalho com calma, segurança e eficiência.  

Por que a anestesia não é um mistério 

Apesar de o paciente não sofrer nenhuma dor durante a cirurgia e também não fazer nenhum movimento, seu cérebro permanece ativo.  A maioria dos neurônios continuam trabalhando, permitindo que, ao término do efeito da anestesia, o corpo retome os movimentos.   Durante o período no qual o corpo permanece anestesiado, o organismo também tem suas funções vitais reduzidas, como a respiração, os batimentos cardíacos, a temperatura e a pressão arterial.  E é justamente por isso que é indispensável a presença de um médico anestesiologista durante a cirurgia.   Porque ele é o responsável por garantir que o organismo do paciente mantenha as funções vitais durante a intervenção cirúrgica, assistindo o paciente em qualquer eventual problema que possa ocorrer ali.  

Direito garantido  

E se eventualmente ainda existe algum receio da anestesia, fique tranquilo.   Além dela ser um medicamento seguro e do paciente estar acompanhado por um profissional para auxiliá-lo em qualquer problema que possa vir a acontecer durante a cirurgia, ainda é assegurado pelo Conselho Federal de Medicina uma consulta prévia com o anestesiologista antes da intervenção cirúrgica.   Nesta consulta, o médico é responsável por orientar o paciente sobre todos os procedimentos da intervenção cirúrgica, solicitar e analisar exames para verificar o estado geral de saúde da pessoa que será submetida à cirurgia.   E se você gostou conhecer mais detalhes sobre a anestesia, você pode continuar aprendendo mais sobre o assunto com Dr. Ivan Vargas Ele é médico anestesiologista com  anos de experiência e é referência na área.   Dr. Ivan Vargas tem atuação em grandes hospitais, como o Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês.   Então, não deixe de navegar pelo site e também de acompanhar os artigos aqui, no blog. Agende sua consulta conosco e tire todas as suas dúvidas sobre este polêmico tema.

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

2 Replies to “O que (realmente) acontece com o nosso corpo quando estamos sob o efeito da anestesia?”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *