Exames laboratoriais na avaliação pré-operatória

Em uma avaliação pré-operatória para uma cirurgia eletiva, o nosso objetivo é saber se o paciente tem condições clínicas para suportar o estresse cirúrgico. Por isto além do exame clínico, são solicitados exames laboratoriais.

Objetivo

Estes exames laboratoriais têm por objetivo identificar situações clínicas que possam contraindicar o procedimento cirúrgico, além de permitir um conhecimento adequado do estado de saúde e função de órgãos importantes na administração de medicamentos. Desta forma, é possível identificar potenciais riscos, modificar e adaptar prescrições de forma individualizada ao paciente. E desta forma permitir um procedimento muito mais seguro e com maior previsibilidade.

Exames laboratoriais essenciais

Se considerarmos um paciente saudável, para um procedimento eletivo, podemos considerar que os principais exames  a serem solicitados são:
  • Hemograma completo;
  • Coagulograma;
  • Glicemia de jejum;
  • Avaliação da função renal: (Ureia sérica, creatinina sérica, sódio, potássio, urina I);
  • Função hepática (Coagulograma, TGO, TGP, Fosfatase Alcalina, Gama-GT);
  • Condição cardíaca: (Eletrocardiograma de repouso, RX tórax).

Situações especiais

É importante lembrar que, os exames laboratoriais não se limitam a estes. E que, de acordo com os antecedentes clínicos do paciente, da história clínica, medicamentos em uso e cirurgia proposta, podem ser acrescentados exames para uma investigação mais adequada do paciente. Por isto, a avaliação pré-operatória com o médico anestesista é tão importante. Neste momento ele poderá identificar os fatores de risco e a partir disto planejar de forma adequada para que a cirurgia seja a mais segura possível.  

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *