Anestesia é perigosa?

Anestesia; Anestesia é perigosa? A anestesia é mais perigosa que a cirurgia?

A anestesia é mais perigosa que a cirurgia?

Com frequência atendo pacientes que acham que a anestesia é mais perigosa. E por isto eles tem muito medo da anestesia. Seja pelo medo de morrer ou de ter reações alérgicas. Mas a anestesia é tão perigosa assim?  

            A anestesia protege o paciente

Apesar do medo que o paciente tem da anestesia,  achando que a anestesia é perigosa, esta na verdade tem por objetivo proteger o paciente. Se entendermos que a cirurgia visa realizar um trauma controlado com o objetivo de curar o paciente, mesmo assim ainda é um trauma, este trauma pode ser em maior ou menor grau, incompatível com a vida. Imaginemos uma cirurgia cardíaca, em que o objetivo é abrir o tórax do paciente, paralisar o coração para permitir que o cirurgião dê pontos ali. Apesar de ser com o objetivo curativo, este procedimento tem potencial de matar o paciente. O que mantém o paciente vivo apesar da cirurgia é o médico anestesista.  

            A anestesia permite que o cirurgião consiga realizar a cirurgia

Imagine uma situação em que o paciente tenha que fazer uma cirurgia na perna de um paciente que sofreu uma fratura. Mas ao sentir a dor do corte, ele fique agitado, sacuda as pernas, grite, tente fugir. Por mais que a intenção do cirurgião seja boa, será impossível ele ajudar ao paciente nestas circunstâncias. Somente com o auxílio do médico anestesista, que garante que o paciente não sinta dor, não se mexa durante todo o procedimento, é que o cirurgião conseguirá realizar a sua tarefa.  

            A Anestesia dá conforto ao paciente

Ao permitir que o paciente não sinta dor, não lembre de nada do procedimento, durma tranquilamente durante a cirurgia, o médico anestesista garante que a cirurgia não seja um momento traumático na história do paciente. Preservando assim não apenas a sua integridade física, mas também a sua integridade emocional.  

            A anestesia é segura

Se pudermos resumir, os objetivos do médico anestesista são: Permitir que o cirurgião realize o procedimento, garantindo a segurança do paciente durante a cirurgia e dando o máximo de conforto ao paciente todo este processo. A anestesia não é mais perigosa que a cirurgia. Pois médico anestesista é o médico intensivista, o clínico geral do centro cirúrgico, que gerencia a saúde, a segurança e o bem-estar do paciente durante todo o período perioperatório. Desta forma, a anestesia torna a cirurgia mais segura, aumenta a sobrevivência, alivia a dor e o trauma emocional. Sim, a anestesia é infinitamente mais segura que a cirurgia. Converse com o seu médico anestesista.

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *