5 dicas simples para garantir saúde na terceira idade

Você quer chegar aos 80 ou até mesmo aos 90 anos com pleno vigor físico, cheio de saúde na terceira idade? Provavelmente, você está balançando a cabeça para cima e para baixo sinalizando que sua resposta para esta pergunta é sim.  Inclusive, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que até 2025 a população com mais de 60 anos cresça e reúna 2,02 bilhões de pessoas.   Mas para ter saúde na terceira idade, você precisa de hábitos.  Porque são eles os responsáveis por preservar o funcionamento do seu organismo com vigor, mantendo-o em equilíbrio.  E é justamente sobre hábitos que vamos falar agora.  Reunimos 5 dicas simples para que você comece colocá-las hoje mesmo em prática.  

1) Pratique atividades físicas 

Os exercícios fazem bem não só para sua silhueta, mas principalmente para sua saúde.   De acordo com a OMSa prática de atividades físicas contribuem para a prevenção de diversas doenças na terceira idade, como osteoporose e problemas cardíacos.   Além destas vantagens, os exercícios ajudam na melhora de humor, porque, durante a prática das atividades, eleva-se o nível de serotonina, substância natural que ajuda a prevenir a depressão.  

2) Exercite o cérebro 

Se você já está mexendo seu corpo, agora é hora de exercitar sua mente. E nada melhor do que uma boa leitura para isso.   Afinal, ela estimula o raciocínio, mantendo o cérebro ativo e prevenindo a perda de memória. Agora, se você quer elevar ao máximo esta experiência, aproveite e jogue vídeo game, porque os jogos têm os mesmos efeitos da leitura.  

3) Durma bem 

Dormir faz bem para o cérebro e ainda lhe deixa mais jovem. Parece mágica, mas não é! Porque dormir pouco todos os dias acaba acelerando a velocidade de declínio cognitivo, além de deixar seu raciocínio lento.   E ficar sem as horas de sono necessárias para seu organismo descansar também atrapalha a concentração durante as tarefas e o bom funcionamento do seu metabolismo. Então, o ideal é que você durma entre 6 e 8 horas diariamente.  

4) Beba mais água 

A água tem um papel crucial no nosso corpo: É ela que transporta nutrientes para as células, regula nossa temperatura e auxilia nos processos fisiológicos de absorção e secreção, protege de infecções e ajuda na eliminação de toxinas através da urina.   Então, se você não bebe pelo menos 2 litros por dia, todas essas atividades ficam comprometidas.  

5) Faça passeios regularmente  

Caminhar e sentir o vento no rosto não é bom só para se distrair e melhorar o ânimo, mas também para absorver vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio no organismo.   Então, se programe todos os dias para passeios ao ar livre por pelo menos 15 minutos. E dê preferência para fazer isso nos horários adequados, que são antes das 10h e depois das 16h. Também não abra mão do protetor solar.  

Mais saúde sempre 

Além de seguir estas 5 dicas, não dispense em nenhuma hipótese os exames de rotina, porque são eles os responsáveis por identificar problemas e até mesmo doenças que permanecem silenciosas no seu corpo.   Especialmente depois dos 40 anos, o check up anual é ainda mais importante, porque é a partir desta idade que são maiores os riscos de desenvolvimento de doenças que, muitas vezes, só são diagnosticadas quando estão em estágio avançado.   Então, se você não está em dia com seus exames de rotina, por que não se consulta com o Dr. Ivan Vargas? Ele é médico com anos de experiência e tem atuação em grandes hospitais, como o Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês  Agende sua consulta para fazer seu check up anual. Afinal, a saúde na terceira idade precisa ser prioridade.  

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *